GÁS EM FEIRA DE SANTANA - BA

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Governo brasileiro oferece helicóptero para busca de montanhista


Itamaraty ofereceu apoio total e pôs à disposição da família do montanhista Bernardo Collares, 46 anos, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) para tentar fazer o resgate do esportista e presidente da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro (Femerj), que se acidentou durante escalada na Patagônia argentina.
“O Itamaraty ofereceu todo o apoio e até um helicóptero da FAB. Isso levantou o nosso ânimo, mas não se sabe até que ponto isso será possível por causa da distância e do clima”, disse ao iG o cunhado de Bernardo, o argentino Guillermo Luís, casado com a irmã, Érica Collares.
Bernardo chegara ao cume do monte Fitz Roy, ao lado da amiga Kika Bradford, e iniciava a descida quando se acidentou ao fazer um rapel e quebrou a bacia, dando origem a uma hemorragia interna. Kika desceu por dois dias e duas noites em busca de socorro, deixando com ele um saco de dormir e provisões.
Érica Collares viaja esta noite para a Argentina, com o filho Hugo e um amigo montanhista experiente, com a esperança de fazer o resgate do presidente da federação. “Todo mundo está falando da dificuldade do resgate. Nós nos dividimos entre a esperança e em outra parte de realidade. A lógica diz que ele morreu, mas a esperança é a última que morre”, disse Guillermo Luís.
Ele afirmou não ter novas notícias sobre um eventual resgate, na Argentina. “A única informação que temos é de que o clima continua muito fechado e que é difícil precisar quando seria possível um resgate. Infelizmente, a lógica diz que ele não está vivo”, afirmou Guillermo.

Companheira de escalada está abalada psicologicamente e continua na Argentina

Foto: Agência O Globo
Bernardo na Argentina, durante expedição em que quebrou a bacia. Ainda não há previsão de resgate
Kika Bradford, companheira de escalada de Bernardo Collares, continua em El Chaltén, na Argentina, e está muito abalada psicologicamente, de acordo com sua mãe, Vera Bradford.
“Ela não está nada bem. Bernardo é o melhor amigo dela, e os dois estavam juntos. Kika está em choque. Quando falou conosco, respondia a tudo monossilabicamente, com ‘é’, ‘não’, ‘não’”, contou Vera, ao iG. De acordo com ela, o contato com Kika está difícil e as conversas são rápidas. A filha está acompanhada do namorado, e o iG apurou que ela não pode deixar o país por ora devido ao acidente do montanhista.
Vera disse não ter informações sobre eventual resgate a Bernardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário