GÁS EM FEIRA DE SANTANA - BA

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Que horrôr

Filhotes do mosquito "Aedes Aegypti" geneticamente modificado tem período de vida mais curto que o inseto normal

Malásia adia teste que liberaria até 6.000 mosquitos da dengue modificados

O governo malasiano decidiu adiar, nesta terça-feira, o primeiro teste de combate à dengue com mosquitos geneticamente modificados. Esse seria o primeiro experimento do gênero a ser feito na Ásia.
Os organizadores do programa decidiram liberar de 4.000 a 6.000 mosquistos machos Aedes aegypti. Os filhotes desses insetos modificados morrem mais rápido do que a espécie tradicional, e os cientistas apostam que o mosquito transmissor da dengue --responsável pela morte de 134 pessoas em 2010-- e a doença poderiam ser erradicados.
Gustavo Amador/Efe
Filhotes do mosquito "Aedes Aegypti" geneticamente modificado tem período de vida mais curto que o inseto normal
Filhotes do mosquito "Aedes Aegypti" geneticamente modificado tem período de vida mais curto que o inseto normal

A ideia é que os insetos machos se acasalem e produzam descendentes com tempo de vida menor--o que reduziria a população do Aedes aegypti.
Mas o teste preocupou os ambientalistas, que temem as consequências de um programa desse porte, e os testes que seriam realizados em dois Estados foram postergados até que sejam fornecidos mais esclarecimentos aos moradores locais.
APELO INTERNACIONAL a
Duas semanas atrás, 22 organizações não governamentais que atuam no sistema de saúde pública ou ambiental formularam uma carta aberta ao governo. Nela, pediam para que fosse cancelado o teste e, no lugar, houvesse investimentos considerados mais seguros para lidar com dengue no país.
"Nós não temos conhecimento suficiente sobre os mosquitos geneticamente modificados, como vão interagir com os não modificados na natureza, ou como podem afetar o vírus da dengue e as populações humanas", enfatizaram.
As autoridades tentam diminuir o receio geral dizendo que o teste não é perigoso e que os mosquitos criados em laboratório vivem por poucos dias.

Psicóloga que ficou desaparecida no Rio havia deixado bilhete para a família

A psicóloga Karen Tannhauser, 37, que havia desaparecido na tarde do último dia 31, deixou um bilhete em sua agenda. A anotação foi encontrada por agentes da polícia civil momentos antes de Karen ser encontrada no prédio onde morava, na tarde de ontem.
Arquivo Pessoal
Karen Tannhauser, psicóloga que desapareceu após estrar em prédio, na zona sul do Rio
Karen Tannhauser, 37, psicóloga que desapareceu após estrar em prédio da Lagoa, na zona sul do Rio de Janeiro

Segundo a polícia, o bilhete dizia: "Eu não me acho no direito de ser feliz. Mas não levo ninguém junto. Vivam suas vidas e nunca se culpem".
A motivação do desaparecimento ainda não foi esclarecida. O pai da psicóloga esteve nesta terça-feira na delegacia. Mas declarações de famílias e amigos serão formalizadas amanhã para encerramento das investigações.
Segundo a delegada Bárbara Lomba, da 15ª DP (Gávea), a psicóloga será ouvida em casa, sem data definida. "Ela parecia ser uma pessoa enfrentando um conflito pessoal, mas ainda não conversamos com um especialista para confirmar isso", disse a delegada.
O CASO
Desaparecida desde o dia 31 de dezembro último, Karen foi encontrada viva na tarde desta segunda (3) na garagem do prédio onde mora com os pais, na zona sul do Rio. Ela estava dentro do porta-malas do carro da síndica, um Palio Weekend. Segundo a polícia, não houve crime, e Karen entrou no veículo por vontade própria.
Ela havia sido vista pela última vez entrando no edifício, no Jardim Botânico. A família e a polícia chegaram a divulgar imagens em busca de Karen, que trabalha em dois hospitais e um posto de saúde públicos, incluindo o Hospital da Lagoa, perto de sua casa.
Segundo policiais, ela foi encontrada por acaso pelo marido da síndica, quando ele abriu o porta-malas. Estava desorientada e emocionalmente abalada, com a mesma roupa que usava quando desapareceu. Disse que só se lembrava do que aconteceu até o dia 31, mas que tomou todas as decisões sozinha.
"Ela não foi forçada a nada", afirmou ontem a delegada Lomba. Segundo ela, Karen ficou perambulando pelas dependências do prédio e entrou na mala por vontade própria. Os donos do carro podem ter deixado o porta-malas aberto quando voltaram para casa de uma saída, na manhã de ontem.
"Ela disse que não teve contato com ninguém", disse Lomba. Karen foi levada para exames no hospital municipal Miguel Couto, na Gávea (zona sul).

Teste de DNA inocenta homem que passou 30 anos na cadeia nos EUA

Um americano do Texas acusado de roubo e assassinato teve sua condenação cancelada nesta terça-feira (4) depois de ter passado 30 anos na cadeia. Ele foi inocentado após um teste de DNA.
Cornelius Dupree Jr., de 51 anos, foi considerado legalmente inocente do crime de assalto agravado, que o manteve preso de dezembro de 1979 até julho de 2010.
Ele cumpriu 30 dos 75 anos de sua sentença até conseguir liberdade condicional, em julho.
Cornelius Dupree Jr. celebra nesta terça-feira (4) a decisão do tribunal em Dallas, no Texas.Cornelius Dupree Jr. celebra nesta terça-feira (4) a decisão do tribunal em Dallas, no Texas. (Foto: AP)
Cerca de dez dias depois de começar a condicional, os resultados dos testes de DNA provaram sua inocência.
"É uma alegria estar livre de novo", disse ele, após ouvir a decisão do tribunal, em Dallas.
Desde 2001, o Texas já libertou 41 pessoas que já cumpriam pena, mas tiveram sua inocência comprovada pelo DNA.
Mas nenhuma delas tinha ficado tanto tempo atrás das grades quanto Dupree.
Em todos os EUA, apenas outros dois prisioneiros passaram mais tempo presos que ele nesta situação.
Um deles foi James Bain, que ficou preso 35 anos na Flórida, e o outro foi Lawrence McKinney, que cumpriu pena de 31 anos no Tennessee.
Dupree havia sido condenado em 1979 por supostamente ter estuprado e roubado uma mulher de 26 anos. Em 1980, ele foi sentenciado a 75 anos de prisão pelo crime do assalto. Ele nunca foi julgado pela acusação de estupro.
O teste de DNA do caso de Dupree também inocentou Anthony Massingill, que já havia sido condenado por outro caso de estupro. Hoje, ele cumpre prisão perpétua, mas ainda afirma ser inocente. O exame de DNA do segundo caso está em andamento.

aprenda ingles para concurso 40 videos

Empresário diz que Palmeiras conversou com o Milan e mudou projeto para contratar Ronaldinho

O empresário Roberto Tadeu, designado pelo Palmeiras para conversar com o irmão e procurador de Ronaldinho, Roberto Assis, revelou que o presidente da equipe alviverde, Luiz Gonzaga Belluzzo, já conversou com o Milan.
"Fizemos uma proposta excelente para o Ronaldinho. Eu acredito que seja uma das melhores propostas, mas não posso afirmar se é a melhor porque não conheço as outras. É um projeto um pouco diferente. Já está tudo garantido. Não vai mexer nas finanças do Palmeiras. Com a contratação do Ronaldinho, vai vir mais receitas juntas", disse Roberto Tadeu em entrevista à rádio Jovem Pan.
"O Belluzzo conversou com o Milan, apresentou os números para depois eu conversar com o Assis. Temos que ter calma. Não estamos contratando simplesmente um jogador. Contratar o Ronaldinho é como se estivesse contratando uma multinacional para sua empresa", acrescentou.
Tadeu revelou também que o departamento de marketing do clube teve que fazer algumas mudanças no projeto para apresentar ao jogador.
"O departamento de marketing fez um trabalho excelente. Tivemos que mudar algumas coisas ontem a tarde para apresentar e o departamento de marketing agiu muito rápido", afirmou o empresário, revelando que tem conversado diariamente com Roberto Assis.
"Estamos conversando diariamente com o Assis, que está sendo muito profissional. Ele gostou muito da proposta, mas está examinando as outras propostas. Ele está sendo muito honesto. Ele conversa com o Flamengo, com o Grêmio, com o Palmeiras e o Paris Saint-German", falou.
Para contratar Ronaldinho, Roberto Tadeu aposta no técnico do Palmeiras, Luiz Felipe Scolari. "O Felipão é um diferencial. A melhor fase do Ronaldinho na seleção brasileira foi com o próprio Felipão. A contratação do Ronaldinho foi um pedido do Felipão", completou.

Fernandinho Beira-Mar tramou de presídio sequestro de filho de Lula

Uma investigação da Polícia Federal revela detalhes de como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, planejou, de dentro do presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS), o sequestro de Luís Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente Lula.
Discutido entre dezembro de 2007 e agosto de 2008, o sequestro foi evitado pela PF, mas os supostos envolvidos, incluindo Beira-Mar, respondem a uma ação penal na Justiça Federal em Mato Grosso do Sul sob acusação de formação de quadrilha em razão da tentativa.