GÁS EM FEIRA DE SANTANA - BA

domingo, 28 de agosto de 2011

Vettel vence mais uma


Tom Gandolfini/AFPSe havia um temor de que Spa-Francorchamps fosse uma “corrida maluca”, os pilotos da Red Bull trataram de espantar qualquer zebra. Neste domingo, sem chuva, a equipe comemorou a dobradinha no GP da Bélgica. Sebastian Vettel ganhou sua sétima corrida neste ano; Mark Webber ganhou como presente de aniversário (ele completou 35 anos no sábado) um segundo lugar.


Para os brasileiros, porém, as lembranças desta corrida serão amargas. Bruno Senna, que largou em sétimo lugar e tinha esperanças de fazer uma boa prova, envolveu-se em um acidente logo depois da largada, foi punido e perdeu qualquer chance de andar na frente. Felipe Massa sofreu com um pneu furado e terminou em nono. Rubens Barrichello seguiu no pelotão intermediário.

Jenson Button também fez uma excelente corrida. O piloto da McLaren não teve um desgaste tão grande de pneus como de seus concorrentes e completou o pódio, ao ultrapassar Fernando Alonso nas voltas finais. Quem também brilhou foi Michael Schumacher.

O piloto alemão comemorou os 20 anos de sua estreia na Fórmula 1 em grande estilo. Ele largou em último, mas fez uma ótima corrida de recuperação e cruzou a linha de chegada na quinta posição.

Se a principal preocupação dos pilotos e das equipes era com a previsão do tempo, o início da prova em Spa-Francorchamps teve um sol tímido e pista seca. A chuva não deu as caras durante a corrida.

Nico Rosberg teve uma excelente largada. O piloto da Mercedes, quinto no grid, tomou a liderança de Sebastian Vettel. Bruno Senna não foi bem; o brasileiro errou na freada e se envolveu em um acidente com Jaime Alguersuari (um leve toque entre os dois carros) e foi obrigado a fazer uma parada logo cedo.

Os comissários da prova analisaram o acidente e consideraram Bruno Senna culpado pela batida. O brasileiro foi punido com um drive through (passagem pelos boxes), o que comprometeu ainda mais sua recuperação na prova.

Tanto os carros da Red Bull como os da McLaren enfrentaram algumas dificuldades nas voltas iniciais por conta de bolhas nos pneus dianteiros. Mesmo assim, Vettel retomou a liderança na terceira volta. Felipe Massa travou boa briga com Rosberg, mas não resistiu à pressão de Alonso e Hamilton na quinta volta, caindo para a quinta posição.

Com um bom ritmo, Alonso ultrapassou Rosberg na 7ª volta. Como Vettel havia parado nos boxes, o espanhol assumiu a liderança da corrida. Vettel voltou à ponta após as trocas do piloto da Ferrari e de Hamilton. A corrida acabaria para o inglês poucas voltas depois.

Na 13ª volta, Kamui Kobayashi tentou ultrapassar Hamilton. Os dois carros se tocaram e o piloto da McLaren levou a pior, batendo forte. Houve certa apreensão porque o inglês não se mexia, mas ele logo deixou o carro. O safety car entrou na pista.

Embora liderasse, Vettel continuava reclamando com a equipe por conta das bolhas nos pneus. A corrida se tornou um duelo estratégico com relação às paradas nos boxes e às escolhas de pneus. Massa teve azar: pouco depois de colocar compostos médios, ele fez um pit stop inesperado (um de seus pneus furou) e deixou a zona de pontuação.

Com Vettel liderando com tranquilidade, a principal disputa ficou com a briga entre Alonso e Webber pelo segundo lugar. Com um ritmo melhor, o australiano passou o espanhol na 37ª volta. Massa ainda conseguiu reagir e completou a prova na nona posição.

A próxima corrida da temporada é o GP da Itália, no circuito de Monza, em 11 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário