GÁS EM FEIRA DE SANTANA - BA

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nova York ordena retirada e suspende transporte por furacão Irene

Em uma decisão sem precedentes, quase 300 mil pessoas que vivem em áreas sujeitas à inundação na cidade de Nova York foram ordenadas a se retirar nesta sexta-feira, enquanto o furacão Irene se dirige para a maior cidade do país.
Os nova-iorquinos, muitos dos quais não têm carros, não têm muito tempo para sair antes de a cidade fechar seus metrôs, ônibus e trens no sábado. Além de Nova York, os sistemas de transporte público também serão fechados em New Jersey e no subúrbio da Filadélfia e centenas de milhares de passageiros não conseguirão embarcar neste fim de semana por causa da tormenta, que atingirá a costa leste americana passando por alguns de seus aeroportos mais movimentados.
O prefeito Michael Bloomberg ordenou a retirada até 17 horas de sábado (18h em Brasília) nas áreas baixas da cidade, em que vivem cerca de 270 mil. As áreas incluem o complexo de Battery Park City na ponta sul de Manhattan; Coney Island, famosa por seu calçadão e parque de entretenimento; a comunidade praieira de Rockaways e outros bairros perto da cidade

Cancelamento de voos 
A companhia JetBlue anunciou nesta sexta-feira que está cancelando 880 voos entre sábado e segunda, a maioria deles de aeroportos em Nova York e Boston. A American Airlines cancelou 32 voos nesta sexta-feira, em sua maioria na Carolina do Norte e Virgínia, e espera-se que suspenda outros para dentro e fora dos aeroportos na área de Washington — cerca de 150 voos por dia — cerca do meio-dia de sábado. A Southwest Airlines planeja cancelar os voos para e de Norfolk, Virgínia, a partir da manhã de sábado.
A expectativa é de que o Furacão Irene atinja o continente na Carolina do Norte no sábado, dirigindo-se à costa de Nova York no domingo e então se enfraquecendo na Nova Inglaterra. Ele pode afetar o funcionamente de grandes aeroportos de Washington a Boston.
Os cancelamentos da JetBlue são provavelmente a ponta do iceberg, segundo a Associated Press.  Outras companhias disseram nesta sexta-feira que esperavam para ter mais certeza da rota do Irene antes de anunciar mais suspensões.
Alerta de Obama
Com a expectativa de passagem da tempestade, podendo afetar cerca de 65 milhões de moradores da costa leste dos Estados Unidos em locais como Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova York e Boston, o presidente Barack Obama fez um apelo para que a população siga os procedimentos de segurança.
"Se você está na rota projetada para o furacão, precisa tomar precauções agora. Não espere, não adie", afirmou o presidente, que encurtou as férias em Martha's Vineyard em um dia por causa do furacão. "Todos torcemos pelo melhor, mas é preciso se preparar para o pior. Temos de levar essa tempestade a sério."
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNF), chuvas provocadas pelo furacão já atingem a parte sudeste da Carolina do Norte, área para a qual foi emitida uma ordem de retirada. O mesmo aconteceu para regiões de Delaware, Maryland e Nova Jersey.
Em toda a costa leste, moradores estocam alimentos e água, enquanto portos, refinarias de petróleo e usinas nucleares ativam planos de emergência.

Mulher passa por prateleiras vazias de supermercado em Long
Island, no Estado de Nova York, onde moradores estocam
suprimentos por causa de furacão

Nenhum comentário:

Postar um comentário