GÁS EM FEIRA DE SANTANA - BA

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atentado em aeroporto de Moscou mata 35 e deixa 40 feridos em estado grave

Equipe de socorro leva vítima de explosão no aeroporto Domodedovo, em Moscou
O atentado cometido nesta segunda-feira (24) no aeroporto Domodedovo, em Moscou, deixou 35 mortos, segundo números mais recentes divulgados pela porta-voz do aeroporto, Elena Galanova. Além disso, segundo o Ministério de Situações de Emergência, 170 pessoas ficaram feridas e 74 foram hospitalizadas, 40 delas em estado grave.
Muitos dos feridos chegaram no hospital com ferimentos de estilhaços, já que a bomba continha peças metálicas para aumentar o impacto. Entre as mortes causadas pela explosão, que foi gravada por uma câmara de segurança, estavam vários estrangeiros, entre eles dois cidadãos britânicos.
A explosão teve uma potência equivalente a 2 quilos e 5 quilos de TNT numa aglomeração de centenas de pessoas que esperavam a chegada de familiares e amigos a bordo de mais de 30 voos, metade deles internacionais.

O Comitê de Instrução começou um processo penal por terrorismo, segundo informou seu porta-voz, Vladimir Markin, que depois assegurou que tudo indica que o atentado foi cometido por um terrorista suicida.

"Agora estão investigando a identidade do suposto terrorista e de que maneira chegou ao aeroporto", declarou.

Além disso, acrescentou que "a investigação quer esclarecer como o indivíduo conseguiu entrar com a bomba no aeroporto e de que forma os agentes dos serviços de segurança atuaram", indicou.

Veja o local do atentado na Rússia

  • Vídeo com áudio original em inglês
Os aviões que pousaram em Domodedovo pouco antes da explosão vinham do Cairo, de Tóquio, de Dusseldorf (Alemanha) e de Londres.
O espaço aéreo foi parcialmente fechado. Voos vindos da China, Alemanha, Turquia, Vietnã e Armênia não foram autorizados a pousar, e devem ser direcionados para os outros dois aeroportos da região metropolitana de Moscou,  Vnukovo e Sheremetievo. Esses dois aeroportos estão com a segurança reforçada e operam em alerta vermelho.
A segurança também foi reforçada no aeroporto Pulkovo, de São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia.
A polícia moscovita vistoria estações de metrô e outros pontos de grande circulação de pessoas para prevenir outros ataques. Três suspeitos de envolvimento no atentado estão sendo procurados pelas autoridades

Nenhum comentário:

Postar um comentário